04 Principais tipos de vigilância da Segurança Privada


Os principais tipos de vigilância Sentir-se seguro é um sentimento que muitas pessoas e empresas desejam para levar uma vida digna.

A atividade de segurança privada é o ramo que está presente no dia a dia da sociedade para garantir a ausência de riscos aos bens e aos próprios indivíduos. Dessa forma, listamos aos principais tipos de vigilância que garantem segurança e proteção. Primeiramente, é importante entender que a vigilância está relacionada à atividade de monitoramento de locais e acompanhamento da conduta de pessoas para identificar ações que possam gerar problemas e prejuízos e agir preventivamente.

Conheça mais sobre a segurança privada.

Esse trabalho visa zelar pela ordem e segurança de pessoas ou bens próprios para além da segurança pública prevista a todos, independente de onde estejam. A segurança privada está disponível para reforçar a proteção dos bens pessoais e particulares. Todo o trabalho é desempenhado por empresas especializadas e profissionais treinados para atuarem em locais específicos por meio de condutas direcionadas à precaução de riscos do que estiver sob sua guarda. Para exercê-la é necessário registro e autorização no Departamento de Polícia Federal.

Vigilância patrimonial 

 Este ramo da segurança é voltado para proteger propriedades ou algo que esteja sob sua responsabilidade. Dessa forma, a atividade do vigilante está voltada para garantir a ordem local e a segurança dos pertences. Entre as rotinas estão: proteção de entradas não permitidas e permitidas, controle do acesso das pessoas, materiais e veículos. A vigilância patrimonial atua na iniciativa privada e também na Administração Pública.

Escolta armada

Neste tipo de vigilância, o escoltado, pessoa ou bem, será protegido por um indivíduo armado ou equipe que agirá diante de transgressões que possam ocorrer. É importante ressaltar que a escolta armada tem caráter preventivo e trabalha com estratégias que dificulte ao extremo a ação de criminosos, desencorajando-os por meios dos meios que estão equipados.

Transporte de valores

O transporte de bens, valores ou numerários, em veículos comuns ou especiais é realizada através de profissionais qualificados. O objetivo é proteger a carga valiosa transportada, atuando principalmente de forma preventiva, com o objetivo da carga chegar ao destino nas condições, prazos e expectativas desejados. Este tipo de vigilância também é associado ao serviço de escolta armada.

Segurança pessoal 

É a vigilância de perto do particular. Atua de forma personalizada quanto ao perfil, rotinas e o risco do ambiente e locais em que a pessoa protegida mora, trabalha e se locomove podendo também estender a família quando solicitada. Geralmente, nestes casos, o segurança qualificado para este serviço também é motorista executivo com habilitado com direção defensiva.

O vigilante planejará as rotas de deslocamento, inclusive visitando previamente, identificar estacionamentos próximos, locais para apoio em caso de emergências (hospitais e polícia) e rotas de fuga, contando com o apoio e monitoramento a distância. São várias as vertentes de trabalho para o profissional da vigilância garantir a segurança e proteção de empresas ou do indivíduo em particular. A atuação será sempre preventiva, inibindo e impedindo ações livres de perigos e vindas de suspeitos.

 Quer conhecer mais sobre este ramo da segurança privada, notícias e das atuação dos vigilantes?
 Cadastre-se para receber informativos pelo grupo whatsapp.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.